terça-feira, 25 de outubro de 2011

SELO UNICEF EM AÇÃO NA ESCOLA



Para desenvolver a temática do Selo Unicef “Educação para a Convivência com o semiárido” a escola, de início, realiza uma pesquisa de campo com os alunos do 4º ao 9º ano, pela comunidade sobre os temas: horta e lixo (subtemas trabalhados na escola). Para isso, na segunda quinzena de agosto do corrente ano, a direção da escola reuniu todos os alunos do 6º ao 9º ano para fazer a divulgação da temática e distribuir a pesquisa entre eles. Os alunos foram organizados em grupos de acordo com a localidade que mora. A pesquisa abrangeu toda a comunidade de Paraguai e as localidades onde tem alunos estudando nesta escola: Córrego dos Teixeiras, Córrego das Panelas, uma parte da Sambaíba e uma parte de Caiçara de Baixo.
Os alunos do 4º e 5º ano fizeram a pesquisa na Vila Paraguai acompanhados de seus professores. 


ROTEIRO DA FICHA DE PESQUISA DE CAMPO NA COMUNIDADE


TEMÁTICA: EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO

LEVANTAMENTO DE DADOS NA COMUNIDADE

FAMÍLIA ENTREVISTADA_____________________________________________Nº PESSOAS_______ LOCALIDADE___________________________________________________________________________
ENTREVISTADORES____________________________________________________DATA___/___/_____

TEMA: HORTA

1ª Sobre a existência de horta, a família costuma:
( ) Ter canteiros com verduras para consumo de casa.
( ) Comprar as verduras para uso.
( ) Não faz uso de verduras.

2ª Que tipo de hortaliça cultiva em casa?
( ) Cebolinha ( ) Coentro ( ) Alface
( ) Pimentão ( ) Couve ( ) Não cultiva
( ) Outros - Qual_________________________________________________________________

3ª Faz uso de algum tipo de salada nas refeições?
( ) Sempre ( ) As vezes ( ) Não faz uso

4ª Faz cultivo de plantas medicinais?
( ) Sim ( ) Não

5ª Citar nome de pelo menos 6 plantas medicinais existente em casa.
_________________________________ _________________________________
_________________________________ _________________________________
_________________________________ _________________________________

TEMA: LIXO

1ª O que é feito do lixo produzido em casa?
( ) Queima ( ) Enterra ( ) Joga ao ar livre ( ) Entrega ao carro da coleta

2ª A família faz a separação do lixo? (separa lixo reciclável dos demais)
( ) Sim ( ) Apenas de alguns tipo de lixo ( ) Ainda não despertou para isso

3ª É costume a família fazer o reaproveitamento de embalagens como garrafa pet, latas de leite, etc?
( ) Sim ( ) As vezes ( ) Não

4ª Que tipo de reaproveitamento é feito desse tipo de lixo? Citar pelo menos 3 itens.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
( ) A família não reaproveita o lixo.

5ª Que fim é dado ao lixo perigoso, como pilhas, baterias, lâmpadas queimadas?
( ) Envia para um lugar apropriado ( ) Deixa em qualquer lugar
( ) Joga ao ar livre ( ) Enterra

6ª Existe a coleta seletiva na comunidade?
( ) Sim ( ) Parcialmente ( ) Não

7ª Caso passasse a existir a coleta de lixo na comunidade, a família se interessaria em separar o lixo e enviar aos pontos de coleta?
( ) Sim ( ) Não

8ª Você acha interessante fazer a separação do lixo e enviá-lo a um destino certo?
( ) Sim ( ) Não, dar muito trabalho ( ) Ainda não pensei sobre isso







Nenhum comentário:

Postar um comentário